domingo, 27 de outubro de 2013

CASARIO DO CENTRO HISTÓRICO DE FORTALEZA

Texto Apresentação: Vicente de Paulo.

Textos entre as fotos: Maria Rosa Menezes.

As fotografias aqui apresentadas são resultado de um percurso exploratório de descoberta ou redescoberta da memória da cidade de Fortaleza. Esse ato imagem comunica e revela um desejo de preservar o marco fundamental de todos que vivem em uma cidade, isto é, sua memória viva de carne pedra e afetos, tudo imbricado num singelo gesto de fotografar. Câmera na mão, olho na lente e um foco em mente: o Casario do Centro Histórico de Fortaleza.  O Projeto "Casario do Centro Histórico de Fortaleza" foi contemplado com o Prêmio de Fotografia no Edital das Artes 2011 da SECULFOR.


Rua Guilherme Rocha (Praça do Liceu)


Paço Municipal - Rua São José, 01.


Cidade da Criança - Rua Pedro I, S/N


Igreja da Sé e Paço Municipal ao fundo.

Olhando o alto avisto o mar inteiro envolto em azul-e-céu, cor que partilham sem pudor até perder-se para além da linha que se dobra e desaparece incomunicável ao meu olhar.



Associação Comercial do Ceará - Rua  Dr. João Moreira, 207


Sefaz - CE - Av. Alberto Nepomuceno com Rua Pessoa Anta.


Escola Jesus, Maria e José - Rua Coronel Ferraz, S/N.


Estação João Felipe - Praça Castro Carreira, S/N.

Chegou o dia em que minhas andanças conduziram ao mínimo olhar das coisas. Uma lamparina de ferro, uma cadeira solitária embaixo de um lampadário, uma janela que retorna às raízes da velha árvore-mãe. A textura descolorida pelos dias adorna o entorno das portas altas, outrora majestosas.


Teatro José de Alencar - Rua Liberato Barroso, 525 - Praça José de Alencar.


Museu do Ceará - Rua São Paulo, 51 - Praça Capistrano de Abreu.


Caixa Econômica Federal - Rua Guilherme Rocha, 45 - Praça do Ferreira.


Instituto Histórico e Geográfico do Ceará - Rua Barão do Rio Branco, 1628.


Estação João Felipe - Antiga residência do administrador - Praça Castro Carreira, S/N.

A estação. Ali se vão os dias atritados entre os trilhos que Vivos e juntos já contam mil. Faz traaaq o passar das roletas na ida e na volta. Meu número no bilhete é 279. Afeiçoo-me a ele, sei o endereço íntimo que ele me revela, ou então é apenas mais um número. Atrás de mim empurrões de números me avisam que estão com pressa. Não abandono a estação, me fio nela como quem se fia num oráculo - uma sacerdotisa de nome João. Alguém me avista de uma janela e me previne - Mulher te apressa! És por um acaso estrangeira?.


Sobrado José Lourenço - Rua Major Facundo, 154.



Cemitério São João Batista - Rua Padre Mororó,487.








Nenhum comentário:

Postar um comentário